Um currículo bem feito, com informações pertinentes e uma excelente apresentação é fundamental para chamar a atenção dos recrutadores (tudo o que queremos quando estamos buscando uma colocação). No entanto, na hora de desenvolvê-lo a maior parte das pessoas encontra uma série de dúvidas sobre quais informações colocar primeiro, o que se deve falar e como deve ser a apresentação. Aqui procuramos sanar algumas dessas dúvidas e oferecer dicas.
Um currículo bem feito começa com as informações do candidato em questão: nome, endereço, celular e e-mail de contato. Aqui é importante manter as informações atualizadas. Se houver mais de um e-mail, coloque o principal e a seguir o outro, alternativo. E quanto ao e-mail, a dica é: escolha um e-mail simples, sem nomes engraçadinhos, objetivo e fácil de ser digitado. Nada de nomes de gatinhos, apelidos de escola ou algo do gênero. Soa infantil e antiprofissional.
A seguir coloque sua formação, com a faculdade, pós-graduação, cursos de extensão ou especialização, com o nome da Faculdade, do curso e o ano em que foram realizados. Aqui entram ainda línguas estrangeiras e sua fluência (nível básico, intermediário, avançado ou fluente). Conhecimentos complementares sempre são bem-vindos e aqui pode entrar aquele curso de História da Arte ou de Cinema que você fez ou ainda a participação em seminários ou congressos, mesmo que não específicos de sua área. Demonstra que você não é uma pessoa fechada dentro de uma bolha e que está aberto a novos aprendizados.
Agora é a parte de sua experiência de trabalho. Comece pelo último emprego, usando o nome da empresa, seu cargo, quais suas atribuições e por quanto tempo trabalhou na empresa. Se desenvolveu projetos específicos, interessantes, inclua também. Aqui vale dizer que trabalhos voluntários têm sido bem vistos por parte das empresas, ainda mais em tempos que a solidariedade e a empatia estão sendo valorizados. Se realiza ou realizou algum trabalho voluntário, coloque no currículo, pois o enriquecerá. Trabalho voluntário também é uma experiência relevante.
Verdade sempre é bem-vinda
Quando falamos em verdade não quer dizer que você poderá falar o que pensa sobre tudo, mas sim não mentir ou exagerar. Há pessoas que dizem ser fluentes em Espanhol, por exemplo e, numa hora do processo seletivo, provavelmente virá à tona o fato dela ter um nível intermediário ou básico. Isso pega muito mal gerando desconforto no candidato, que com certeza perderá vários pontos frente ao recrutador. Portanto, verdade sempre! Não vale também exageros como dizer que tal projeto só foi levado a cabo por sua exclusiva vontade e autoria, quando na realidade havia toda uma equipe participando. Deixe claro que participou de um case em parceria com outros profissionais, mostrando qual foi sua colaboração.
Se achar conveniente coloque também seus pontos positivos como a habilidade de trabalhar em equipe, de mediar conflitos e discussões, de ser um profissional organizado e metódico, que cumpre rigorosamente os prazos colocados (mas só se isso for a mais absoluta verdade). Se for preciso, converse com alguém que já trabalhou com você e peça que ela recorde quais seus pontos positivos (normalmente nem pensamos nisso e uma pessoa de fora pode ver tudo com mais objetividade).
Fonte, formatação e revisão
Quando falo sobre esse assunto sempre me vem à mente uma cena do filme Legalmente Loira, com a atriz Reese Whiterspoon, quando a patricinha interpretada por ela envia um currículo para um escritório de advocacia numa pasta cor de rosa, perfumada, com plumas e com letras cheias de glitter. Oi? Menos, por favor!
Escolha sempre uma fonte clara, fácil de ler e que não pareça agressiva (digo isso porque algumas delas como Arial Rounded MT ou Bauhaus 93 parecem agressivas, ainda mais porque são em itálico e nem tão fáceis de ler. Outras, difíceis também como Baskerville Old Face e Brush Script M7 também não são aconselháveis). Pense que o recrutador tem dezenas ou centenas de currículos para conferir e, se encontrar dificuldade na leitura certamente deixará de lado e não o levará em consideração. A tonalidade do papel e das letras também é importante. Letras claras demais não dão leitura em fundo branco ou creme. O ideal é optar por azul marinho ou preto.
Faça uma formatação bonita e, caso queira ser criativo, utilize ferramentas que existem para auxiliá-lo como, por exemplo, o Google Docs ou o Canva. Aqui vai outra dica: se estiver concorrendo a um cargo em que a criatividade dá o tom, vá em frente, sem medo de inovar. Já, se for um cargo mais formal, convém usar um tom mais moderado.
E por último, mas nem por isso menos importante: escreva num português absolutamente correto (o que não quer dizer arcaico), sem o uso de gírias, termos chulos e muito menos de abreviações. Sabemos que em tempos de WhatsApp e kkk, gnt, obg, às vezes nos esquecemos, mas por isso a revisão é fundamental. Leia atentamente tudo o que escreveu, recorra ao dicionário caso tenha dúvidas na grafia de alguma palavra, e depois disso, dê para alguém de sua confiança para ler e revisar. E de confiança não é aquela amiga que é muito parceira, mas que comete erros de português ao falar. Alguém que domine a língua é básico.
Feito tudo isso, envie seu currículo sem medo de ser feliz e boa sorte! Tenha a certeza que um currículo bem feito, com um visual atrativo e objetivo já será meio caminho andado.
Por: Marta De Divitiis
Cadastrado em 22/02/2021