Para trabalhar com Moda, é fundamental ter conhecimento de sua história, dos mecanismos e seus meandros. Mas como moda, estilo e elegância andam paralelamente, sempre é bom contar com volumes que tratam do assunto. Bem mais do que manuais, eles dão uma noção geral de comportamento, que serão muito bem-vindos para a vida cotidiana. Seguem abaixo alguns volumes imprescindíveis para quem precisa aprender sobre o assunto:
1) Enciclopédia da Moda – Georgina O Callan. Editora Companhia das Letras
Esse livro trata, em 1300 verbetes, da vida e obra dos mais importantes profissionais da moda, de todos os tempos. A última edição inclui também 100 verbetes sobre a moda brasileira. É um livro essencial para se ter à mão para consultas.
O livro não trata somente de estilistas e costureiros famosos, mas também fotógrafos, ilustradores, movimentos artísticos, processos industriais e personalidades influentes. Os verbetes brasileiros foram escritos pela jornalista Cynthia Garcia, que em sua trajetória profissional passou por veículos como Vogue, Casa Vogue e Wish Report.
2) Dicionário da Moda – Marco Sabino. Editora Campus.
Em mais de 1300 verbetes, o autor realizou uma pesquisa importante e excessiva, com consultas a obras internacionais, sites e revistas nacionais. Seus personagens, palavras e referências tornam-se ideais para consultas constantes daqueles que amam moda e trabalham com ela.
3) Tudo Sobre Moda – Marnie Fogg (editora geral). Editora Sextante.
Escrito por uma equipe de jornalistas especializados, o livro traz textos fartamente ilustrados que mostram a indumentária desde 500 a.C, tanto das civilizações ocidentais como orientais, chegando até os dias atuais. Traz ainda fotos de peças icônicas com foco nos principais detalhes e também perfis de estilistas menos conhecidos. Conta também com um glossário e citações.
4) O Império do Efêmero - A moda e seu destino nas sociedades modernas – Gilles Lipovetsky. Companhia das Letras.
Escrito pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky em 1987, o livro levantou várias polêmicas entre os críticos, uma vez que confere à moda signo das transformações que anunciaram o surgimento das sociedades democráticas. O autor elabora uma verdadeira arqueologia do frívolo e do efêmero, uma reflexão profunda que ultrapassa a lógica da diferença social.
5) Pesquisa e Design – Simon Seivewright. Editora Artmed.
O livro introduz os principais aspectos da pesquisa de moda, abrange todos os tipos de briefing à escolha de temas e coleções, de croquis e modelagem e desenvolvimento de peças personalizadas. Um guia para aqueles que estão começando o processo de criação.
6) A Elegância do Agora – Costanza Pascolato. Editora Tordesilhas Alaude.
Nome importante na moda brasileira, Costanza é considerada a papisa do segmento. Ao fazer 80 anos, a consultora e empresária revê sua trajetória, associando memórias da sua vida e dicas de elegância e estilo. Ela revela como chegou aos 80 anos ativa e curiosa, transgressora e com um afiado senso de humor. Vale a leitura para se inspirar.
7) Moda Ética para um Futuro Sustentável – Elena Salcedo. Editora GG
Após uma profunda análise dos impactos da moda convencional como ponto de partida, o livro aborda os desafios da moda mais sustentável e leva o leitor a uma viagem ao redor do mundo conhecendo iniciativas inspiradoras que oferecem orientação para essa mudança de paradigma.
A autora utiliza o ciclo de vida do produto como fio condutor ao longo de todo o livro para apresentar uma introdução rigorosa e acessível à questão da sustentabilidade na indústria da moda.
8) Moda com Propósito – André Carvalhal. Editora Paralela.
O autor reflete sobre a ansiedade gerada pelo consumismo desenfreado, pela busca incessante das marcas pelo lucro, com o esgotamento do meio ambiente e as promessas subliminares que a felicidade é gerada pelo consumo. Questionador, Carvalhal aprofunda questões sobre essas contradições para apresentar aquilo que deveria nortear todas as marcas da atualidade: o fazer com propósito. Mirando muito além da venda e do marketing, ele nos mostra como é necessário entender certos valores como sustentabilidade, comércio justo, consciência social e cultural para ser capaz de inovar e empreender com sucesso. Assim como é preciso aprender a viver com menos, pensar nas consequências de se buscar sempre o mais barato e refletir no impacto social de cada ação.
9) 100 Anos de Moda – Cally Blackman. Editora Publifolha.
A autora divide o livro em duas partes sendo a primeira de 1901 a 1959, década por década, até chegar ao New Look de Dior. Já a segunda parte, vai de 1960 a 2000, analisando o trabalho de vários estilistas, celebridades que foram ícones de moda. No fim, há um capítulo chamado Moda e Fama que analisa o estilo de celebridades como Michelle Obama e Lady Gaga. Amplamente ilustrado, o livro tem tudo para agradar.
10) História da Moda - uma narrativa – João Braga. Editora Anhembi Morumbi.
Braga, professor de História da Moda, faz o leitor mergulhar no percurso da moda ao longo de toda a trajetória humana. O autor mostra a moda como mediadora das relações humanas com a sociedade, expressa na roupa que se veste e interpretada como mercadoria, identidade e comportamento.
Marta De Divitiis
Cadastrado em 23/03/2021